Um palestrante no evento Hack In The Box, que é voltada para segurança e realizada em Amsterdã, na Holanda, provou que com um aplicativo para Android é possível controlar uma aeronave em pleno voo.
O aplicativo chamado PlaneSploit, foi apresentado pelo criador Hugo Teso, que é consultor de segurança da Alemanha. Durante a palestra, Hugo fez a demonstração do aplicativo e mostrou que com habilidades básicas de qualquer hacker é possível ter acesso ao avião e controlá-lo à distância.
Entre as funcionalidades, há comandos como o "Please go here", que permite direcionar o avião a um determinado lugar; "Visit ground", que faria o avião cair; e o "Be puckish", que piscaria várias luzes do painel para chamar atenção dos pilotos de que algo está errado. Essas funcionalidades não foram mostradas na prática, ainda assim, Hugo mostrou que é possível que isto aconteça.
Para que ocorra, é preciso apenas de um radiotransmissor e um software de gerenciamento de voos. Mas segundo Teso, o controle total do avião ao hacker só é possível ao ocorrer uma falha de segurança presente em um dos protocolos usados por aeronaves para se comunicar com a "superfície".
De acordo com o criador do aplicativo, sua palestra serviu mais para alertas com as falhas de seguranças existentes e que os protocolos precisam de mais atualização. Tanto que o aplicativo não foi disponibilizado para download em sites.
Via: Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário